fbpx
Principais dúvidas sobre melasma
julho 15, 2019
novidades-dermatologicas
Quais serão as novidades dermatológicas do próximo ano?
agosto 5, 2019
Exibir tudo

Principais dúvidas sobre queda de cabelo

Para sanar todas as dúvidas dos meus pacientes e seguidores, hoje, na série Dermato Responde, preparei um conteúdo especial sobre queda de cabelo.

Queda de cabelo é a principal queixa capilar que surge no consultório. É um problema que apavora e gera muita ansiedade nas minhas pacientes e não é à toa. A queda de cabelos constante pode ser sinal de uma doença capilar, como as alopecias, ou até mesmo lúpus, sífilis ou doenças da tireoide. Para sanar todas as dúvidas dos meus pacientes e seguidores, hoje, na série Dermato Responde, preparei um conteúdo especial sobre esse tema. Saiba mais agora!

Por que meu cabelo cai tanto?

É importante destacar que os nossos fios possuem três fases em seu ciclo de vida: a anágena, que responde pelo período de crescimento, a catágena, que é o período de transição, e a telógena, que responde pelo período de repouso, que vai gerar a queda de um fio para o surgimento de um novo. Portanto, é normal que os seus cabelos caiam diariamente, numa quantidade que gira em torno de 100 fios por dia (se você é uma paciente que lava os cabelos com shampoo). Uma queda de mais de 100 fios por dia pode ser sinal de alguma doença inflamatória do couro cabeludo.

Quais são as principais causas da queda de cabelo?

Essa é uma pergunta bem ampla, amores. Existem inúmeras causas de queda de cabelos, e só é possível fazer esse diagnóstico após uma consulta médica com anamnese detalhada, tricoscopia, investigação laboratorial e, às vezes, é necessária biópsia do couro cabeludo.

São alguns exemplos de doenças que provocam queda de cabelos: eflúvio telógeno, alopecia androgenética, alopecia areata, ou condições médicas de outras áreas, como lúpus e tireoidite de Hashimoto. Estresse e ansiedade crônica também são causas importantes de queda capilar, porém essas são sempre as últimas hipóteses a serem consideradas na minha prática. Para você ver como até os cuidados com nossa saúde mental são fundamentais para a saúde das nossas madeixas.

Algumas pacientes confundem a queda de cabelos com fragilidade da haste, que ocorre devido ao uso de chapinhas, secadores, procedimentos químicos e ausência dos cuidados corretos com seus cabelos. Nesse caso, eu sempre dou orientações cosméticas para as minhas pacientes.

Quais são as melhores formas de tratamento?

Muitos pacientes acham que apenas o uso de um shampoo antiqueda é suficiente. Isso é um mito! Toda queda de cabelo, independente de sua causa, precisa de mais de um cuidado especial. Essa rotina deve ser montada pela sua dermato, após análise e diagnóstico do seu caso. O tratamento pode incluir desde produtos e medicações em casa até procedimentos em consultório. Aqui na clínica, tenho algumas opções de tratamento, que quando associadas ao tratamento padrão ouro, podem contribuir para um melhor resultado.

Espero que tenham gostado desse artigo! A queda de cabelo é uma condição que exige cuidados especiais. Conte com a sua dermato para te ajudar nesse processo. Em caso de qualquer dúvida, estou à disposição. Beijos e até a próxima!

×