fbpx

PEQUENOS
PROCEDIMENTOS

Pequenos procedimentos são tratamentos dermatológicos realizados ambulatoriamente, tais como a remoção de cistos, verrugas, nevos, tumores benignos, hiperplasias sebáceas, queloides, fibromas, pólipos, ceratoses e cânceres de pele. Geralmente, o dermatologista faz uma avaliação clínica e a dermatoscopia da lesão para poder indicar a conduta adequada. Outros exames podem ser indicados para verificar o estado clínico do paciente, assim como uma biópsia do sinal na pele para apurar qualquer lesão atípica suspeita.

A questão estética é a principal razão para pacientes procurarem os dermatologistas para retirada de algum sinal ou lesão cutânea. Porém, outros motivos como dor, prurido local, restrição de movimento também podem ocorrer, gerando desconforto ao paciente.

A remoção de sinais e lesões na pele pode ser combinada com outras terapias, tais como a infiltração intralesional de corticoide e a realização de eletrocauterização ou criocirurgia. O profissional médico Dermatologista irá indicar se é preciso realizar outros procedimentos dermatológicos de acordo com a necessidade de cada paciente.

Estes pequenos procedimentos podem ser resolvidos rapidamente já no momento da consulta, exceto em casos de cirurgias. Geralmente não há contra indicações, a não ser em casos específicos, como a presença de inflamação ou infecção no local a ser tratado. É indicado que o paciente não fume por, pelo menos, um mês antes e depois do procedimento, de forma a garantir a melhor cicatrização, principalmente nos casos de cirurgia dermatológica. Evitar certas medicações por, no mínimo, sete dias também pode ser orientado pelo seu dermatologista. O objetivo é diminuir o máximo de complicações relacionadas a sangramento.

Para a realização de pequenos procedimentos, pode ser preciso aplicar anestesia local tópica ou injetável.

Cuidados posteriores:

• Usar protetor solar com FPS 30, diariamente;
• Evitar exposição solar, principalmente, entre 11h e 16h;
• Reaplicar filtro solar a cada duas horas, principalmente na área tratada;
• Limpar e trocar os curativos de acordo com prescrição médica;
• Obedecer à dieta pós-cirúrgica, caso seja orientada pelo médico;
• Obedecer às restrições de atividades físicas, caso sejam orientadas;
• Utilizar medicamentos tópicos ou orais, apenas em caso de orientação médica.
×