fbpx

LASER FRACIONADO



O laser fracionado é um procedimento estético indicado para rejuvenescimento da pele, melhorando a textura e suavizando sinais. Existem dois tipos de lasers fracionados. Os de tipo ablativo atingem tanto a camada mais superficial da pele (epiderme), quanto à segunda camada (derme). Já os tipificados como não ablativos não afetam a epiderme. O laser fracionado é indicado para correção de flacidez, rugas, olheiras, manchas, cicatrizes de acne e pós-cirúrgicas, poros abertos e estrias. Cada tipo é indicado para o tratamento de determinados sinais na pele e ambos podem ser aplicados na face, no pescoço, no colo e nas mãos.

A aplicação de lasers fracionados exige um tempo de recuperação, que varia de acordo com o tipo de laser. Pacientes que realizarem sessão com laser não ablativo devem interromper suas atividades diárias de um a três dias. Já o laser ablativo exige um tempo de repouso maior, podendo variar de cinco a sete dias.

O número de sessões varia de acordo com a necessidade do paciente e o tipo de laser fracionado utilizado. Podem ser realizadas de três a cinco aplicações, com intervalo mensal, nos casos de lasers não ablativos. Já com os ablativos, é possível obter os resultados desejados em apenas uma sessão.

Com o laser não ablativo, pode surgir eritema ou edema, que duram de três a sete dias. Já com o laser ablativo, são comuns efeitos como eritema e edema mais intensos, leve desconforto, sensação de calor, exsudação e até pequenos pontos de sangramentos e crostas hemáticas na região tratada. Estes sintomas devem desaparecer em uma semana.

Os resultados da primeira sessão com laser fracionado não ablativo podem começar a ser notados a partir de 30 dias, tornando-se mais acentuados após a segunda e terceira sessões. Respostas mais expressivas podem ser observadas entre três e seis meses após o fim do tratamento. O laser fracionado ablativo é mais agressivo e, por isso, respostas mais drásticas podem ser observadas logo após a primeira sessão e a resposta final do tratamento entre dois e três meses depois.

Cuidados posteriores:

• Evitar exposição solar por até quatro semanas;
• Usar protetor solar com, no mínimo, FPS 30, diariamente;
• Aplicar compressa de gelo somente em caso de prescrição médica;
• Uso de curativos, medicamentos, cremes e hidratantes somente se houver orientação médica.
×