fbpx

INDUÇÃO
PERCUTÂNEA
DO COLÁGENO
COM AGULHAS
(IPCA)



A Indução Percutânea do Colágeno com Agulhas (IPCA) é um procedimento estético que estimula a síntese de colágeno e a produção de elastina, através da perfuração milimétrica da superfície cutânea. Esses pequenos furos são feitos por microagulhas de aço inoxidável instaladas em um instrumento portátil. Graças aos canais que abrem, estes pequenos orifícios também auxiliam na penetração mais profunda de ativos que podem ser aplicados após a sessão, o que denominamos Drug Delivery. É um procedimento indicado para tratar flacidez, estrias, cicatrizes atróficas deprimidas, melasma e o envelhecimento cutâneo.

A IPCA é contra indicada para pacientes com discrasias sanguíneas não controladas, neoplasias malignas, uso de medicamentos anticoagulantes em altas doses e em caso de infecções ou lesões inflamatórias ativas na região a ser tratada.

É recomendado que o paciente prepare a pele antes de realizar o procedimento e o seu Dermatologista irá indicar os melhores produtos tópicos e orais com essa finalidade. Geralmente, é aplicada uma anestesia tópica antes da sessão de IPCA. Em alguns casos, anestesia injetável pode ser necessária. O procedimento dura, em média, 90 minutos. O paciente pode retomar as suas atividades diárias imediatamente após a sessão.

Nas primeiras 24h, sinais de eritema (vermelhidão), hematomas (áreas arroxeadas) e exsudato (liberação de secreção aquosa pela pele) são comuns, mas se resolvem geralmente em curto tempo com os cuidados adequados após o procedimento. É orientado que o paciente utilize um filtro solar com cor de base, que disfarça super bem possíveis áreas avermelhadas ou arroxeadas. Após esse período, o paciente pode sofrer leve descamação da face ou da área corporal tratada e todos os sintomas desaparecem em uma semana. No caso de quaisquer efeitos não mencionados anteriormente, é preciso entrar em contato imediatamente com o médico responsável pela realização da aplicação. Realizar este e qualquer tratamento com profissional qualificado e habilitado garante a sua segurança durante e depois do tratamento.

É recomendado realizar de duas a quatro sessões, com intervalo de quatro a seis semanas, para que o tratamento seja mais efetivo. O resultado completo pode ser observado em um ano, pois o colágeno ainda permanece sendo estimulado após o procedimento. Mas, já é possível notar respostas iniciais após a primeira sessão.

Cuidados posteriores:

• Usar protetor solar diariamente;
• Evitar contato das mãos com a região tratada;
• Utilizar cremes emolientes de acordo com a orientação médica.
×