fbpx

TRICOSCOPIA

A tricoscopia é um método diagnóstico que auxilia a detectar doenças dos fios e do couro cabeludo e faz parte do dia a dia do dermatologista especialista em cabelos sendo uma ferramenta fundamental para o diagnóstico de diversas alopecias. Este exame permite visualizar num maior aumento as hastes pilosas, os óstios foliculares e a pele desta região. O objetivo é determinar os locais de comprometimento capilar e a sua intensidade. A tricoscopia ajuda na identificação de alterações como perda de fios por unidade folicular, afinamento ou fragilidade dos fios, variação no diâmetro das hastes, lesões eritêmato-descamativas e inflamações ou infecções no couro cabeludo. Este exame também permite fotografar de forma seriada a região dos cabelos, o que auxilia no acompanhamento e observação das respostas terapêuticas ao tratamento orientado pelo dermatologista.

O procedimento é realizado através de um videodermatoscópio, ou seja, uma lente de aumento com luzes de LED que auxilia a ver de forma microscópica os fios, os poros foliculares e o couro cabeludo. Este exame possibilita identificar estruturas não visíveis a olho nu graças à possibilidade de ampliação da imagem de 10 a 70 vezes. O diagnóstico pode ser feito com ou sem luz polarizada.

Este método diagnóstico é indicado para pacientes de ambos os sexos e de qualquer idade com queixa de queda de cabelo e/ou alterações do couro cabeludo.

Quanto antes o problema for identificado, maiores as chances de o tratamento ter resultados efetivos. Sendo assim, fica mais fácil estabilizar a perda, retardar sua progressão e até recuperar o cabelo perdido, em alguns casos. Por isso, é importante consultar um dermatologista especializado em procedimentos capilares o mais rápido possível. A perda capilar, em fase inicial, é pouco valorizada, já que é confundida com um problema apenas transitório. É fundamental não tirar conclusões precipitadas antes do diagnóstico correto.

É um exame rápido, não invasivo e indolor, que deve ser feito em consultório dermatológico por profissional capacitado e habilitado. Não há necessidade de cuidados antes ou depois à sua realização.
×