fbpx

TRICOGRAMA

A tricograma é um exame capilar especializado que faz uma avaliação das hastes pilosas e do bulbo folicular. Este procedimento mostra em qual fase do ciclo folicular encontram-se os fios examinados (fase anágena de crescimento, fase catágena de repouso ou fase telógena de queda), bem como quantifica a porcentagem de fios telógenos. Este método também demonstra alterações nas hastes ocasionadas por danos químicos, físicos e térmicos, como uso de secador, chapinha e produtos químicos alisantes, por exemplo. O objetivo é avaliar a saúde do couro cabeludo, bem como diagnosticar com mais precisão os problemas que ocasionam a queda de cabelo.

Este procedimento é realizado através da extração de uma pequena mecha de cabelo de cerca de 1cm², não deixando falha de cabelo no local da coleta do exame. Geralmente a escolha do local da coleta é numa região diferente do repartido natural do cabelo do paciente, sendo imperceptível. Os fios extraídos serão analisados pelo dermatologista no microscópio e através dessa análise podemos diagnosticas alopecia androgenética, eflúvios agudos e crônicos e síndromes do crescimento muito lento do cabelo ou síndrome dos fios frouxos que se desprendem facilmente da região do bulbo folicular ao mínimo trauma, como o simples ato de pentear os cabelos.

Este exame é indicado para pacientes de qualquer idade ou gênero que possuem qualquer tipo de queda de cabelo. A tricoscopia também pode ser utilizada para identificar a resposta do tratamento orientado por profissional médico.

É um procedimento indolor, não invasivo e que pode ser finalizado em poucos minutos no próprio consultório dermatológico. Sua precisão possibilita a identificação do problema, mesmo em seu estágio inicial. O diagnóstico precoce auxilia na obtenção de resultados mais expressivos, como estabilizar a perda, retardar sua progressão e até recuperar o cabelo perdido, em alguns casos.

O tricograma deve ser realizado por profissional médico dermatologista capacitado e habilitado. Não há cuidados necessários após passar por este procedimento e o paciente pode retornar imediatamente às suas atividades diárias.

×