fbpx

TRANSPLANTE
CAPILAR

O transplante capilar é uma cirurgia de restauração dos fios, indicada para aumentar o volume dos cabelos e recuperar uma área de alopecia androgenética, por exemplo. Conhecida como calvície, esta doença causa as famosas “entradas” no couro cabeludo masculino, além da diminuição do volume dos cabelos das mulheres. O transplante capilar também corrige falhas causadas por cicatrizes adquiridas ou queimaduras, falhas na área da barba, sobrancelha e até dos cílios. O procedimento pode ser realizado de duas formas: a técnica Follicular Unit Transplantation (FUT) e a Follicular Unit Extraction (FUE).

Na FUT, é feita a retirada de uma faixa de cabelos na área doadora, que compreende o espaço entre o vértice e a proeminência óssea occipital. A área doadora também pode incluir as áreas laterais do couro cabeludo em casos de transplantes capilares que necessitam de muitas unidades foliculares, já que estas áreas costumam não ser afetadas pela calvície. Após a retirada dessa faixa e a sutura do local, os folículos são separados individualmente em unidade foliculares e só então estão prontos para serem implantados na área desejada.

A FUE pode ser manual ou robótica. Nesse caso, as unidades foliculares já são retiradas individualmente da área doadora, com a vantagem de não deixar cicatriz linear na região posterior do couro cabeludo e não ter que dar pontos. Os pontinhos foliculares milimétricos cicatrizam por segunda intenção, entre sete e 15 dias. É importante que o transplante capilar seja realizado por profissional médico capacitado e habilitado, como garantia de uma indicação médica adequada e com a certeza de que a melhor técnica cirúrgica foi escolhida visando o bem estar, a segurança e a correspondência da expectativa do paciente.

Respostas iniciais podem começar a surgir em alguns meses após a realização do transplante, sendo que o melhor resultado possível é atingido após um ano.

A Dra. Aline Tanus faz parte da equipe de transplante capilar do Dr. João Sodré e realiza os transplantes capilares no Centro de Medicina Capilar do Rio de Janeiro, o único lugar na capital fluminense que conta com uma estrutura diferenciada e com a tecnologia do robô ARTAS®. Para mais informações sobre o transplante capilar, acesse o site da clínica.
×