fbpx

INTRADERMOTERAPIA (MESOTERAPIA)

A intradermoterapia, também conhecida como mesoterapia, é um tratamento que consiste na aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo. O objetivo é proporcionar alta concentração da medicação na região do bulbo folicular, ou seja, na região mais profunda do folículo. O número maior de vasos na região bulbar aumenta a absorção dos ativos e melhora a resposta local ao tratamento. A intradermoterapia também é uma boa opção para os pacientes que não conseguem ter a disciplina de usar os medicamentos tópicos na sua rotina diária e também para aqueles pacientes que não desejam ou possuem contraindicação de tomar medicamentos orais. Como os medicamentos são injetados diretamente na raiz do cabelo, os efeitos colaterais sistêmicos são minimizados.

Os medicamentos são aplicados na derme através de uma injeção com agulha bem fina. A combinação de medicamentos é definida de acordo com o objetivo do tratamento. O propósito de sua aplicação é fazer a medicação chegar mais rápido à região a ser tratada para, consequentemente, se obter resultados mais efetivos. É fundamental realizar uma consulta dermatológica antes do procedimento, para avaliar se há indicação de intradermoterapia para o caso. Também é essencial realizar todo o processo com profissional médico capacitado, que está preparado para dar todo o suporte necessário ao paciente.

Por ser um tratamento invasivo, mesmo que minimamente, pode causar dor. Por isso, podem ser aplicadas substâncias anti-inflamatórias, relaxantes ou anestésicas. Inchaço, vermelhidão, coceira e hematoma no local da aplicação também podem aparecer. Normalmente, estes efeitos desaparecem em poucos dias.

O número de aplicações é muito variável e será de acordo com a necessidade e as características pessoais de cada paciente. A sessão é rápida, dura em torno de 30 minutos e o paciente pode retornar imediatamente ao seu trabalho e cotidiano normais imediatamente após a sessão. Os resultados para melhora da queda de cabelo são lentos em qualquer cenário, mas a melhor indicação da mesoterapia é potencializar os resultados terapêuticos e não exclui a necessidade de manter o tratamento clínico padrão determinado pelo seu dermatologista.

Cuidados posteriores:

• Lavar o couro cabeludo com xampu específico indicado pelo seu dermatologista nos dias seguintes ao procedimento.
×