fbpx

IMUNOTERAPIA DE CONTATO

A aplicação de difenciprona tópica ou imunoterapia de contato é um procedimento indicado para tratar casos muitos extensos de alopecia areata (AA) ou muito refratários ao tratamento desta doença. A alopecia areata é uma condição médica de fundo autoimune de origem genética, que pode ser desencadeada por alguns gatilhos, como, por exemplo, a associação com tireoidite, lúpus, vitiligo ou transtornos emocionais. Após esse gatilho, o próprio sistema imune do paciente passa a enxergar como alvos os folículos pilosos saudáveis, gerando uma resposta inflamatória local que pode pausar indeterminadamente a fase de crescimento do fio. A principal substância utilizada para a imunoterapia de contato é a difenciprona, que tenta despistar as células de defesa que estão ocupadas em atacar os folículos pilosos. O objetivo deste tratamento é melhorar a resposta imune do local, reduzindo a atividade inflamatória da alopecia. Suas principais indicações são para pacientes com alopecia areata extensa com perda de mais de 50% dos fios, alopecia areata totalis ou universalis.

O primeiro passo do procedimento é causar uma sensibilização, que ocorre através da aplicação da solução de difenciprona em uma pequena área do couro cabeludo. Ao longo das sessões, sua concentração vai sendo progressivamente aumentada até que seja encontrada a dose mínima ideal para fazer a imunomodulação local.

No que diz respeito aos efeitos colaterais, o paciente pode sentir coceira na região da aplicação. Também pode haver a formação de bolhas e discromia local (alteração na coloração do couro cabeludo). Em casos adversos, entre em contato imediatamente com o profissional médico responsável pelas aplicações. É fundamental que este tratamento seja realizado com profissional capacitado e habilitado, de forma a garantir segurança e eficácia.

É necessário realizar mais de uma sessão, com intervalos semanais até alcançar a dose de manutenção. O número de sessões varia de acordo com as necessidades do paciente.

Cuidados Posteriores:

• Evitar luz solar por 48h, após a aplicação;
• Evitar lavar o cabelo por 48h.
×