fbpx

CORTICOTERAPIA
INTRALESIONAL
(INFILTRAÇÃO)

A corticoterapia intralesional, também conhecida como infiltração intralesional, é um procedimento que consiste na aplicação de medicamentos dentro da área de alopecia. Por ser um tratamento que atua diretamente no local, possui uma ação mais intensa. É um procedimento indicado para tratar doenças dos cabelos ou do couro cabeludo de origem inflamatória, tais como a alopecia areata, que causa uma queda repentina de cabelo em uma ou mais áreas do couro cabeludo e até em áreas corporais. Também é uma opção de tratamento para determinadas alopecias cicatriciais, que podem causar a perda permanente de fios. A infiltração também é utilizada no tratamento para barba, sobrancelha, queloides e cicatrizes.

A aplicação é feita com uma agulha bem fina e pode ser necessária anestesia tópica local. Geralmente, são aplicados medicamentos com ação anti-inflamatória. Qualquer um dos medicamentos utilizados estará em forma líquida e estéril, podendo também ser diluídos em soro fisiológico, dependendo da lesão. A infiltração reduz o infiltrado inflamatório perifolicular, combatendo a atividade e a progressão da doença.

É um tratamento simples e eficaz. A dor é variável de acordo com a sensibilidade pessoal de cada paciente e de acordo com a extensão da lesão. Este procedimento pode causar um pequeno desconforto, dependendo do local da aplicação e do tipo de lesão a ser tratada. Alguns pacientes têm vermelhidão e sensação de queimação no local após o procedimento, que devem sumir em até 48h. Em casos adversos, entre em contato imediatamente com o profissional médico responsável pelas aplicações.

Geralmente, é necessário realizar mais de uma aplicação para obter o resultado final esperado. O número de sessões vai depender das características da lesão. O intervalo entre as aplicações varia entre dias 30 e 45 dias.

Cuidados posteriores:

• Manter a área da aplicação protegida e em repouso por dois dias;
• Utilizar compressas de gelo no local durante os dois primeiros dias, em caso de hematoma.
×