fbpx

ANÁLISE DA QUEDA
DOS FIOS DE CABELOS
PERDIDOS ESPONTANEAMENTE

A análise dos fios de cabelos perdidos espontaneamente é um exame que avalia as hastes despendidas ao longo do dia. Essa análise ajuda a distinguir se há uma queda da raiz ou uma fratura da haste, assim como identifica a fase do ciclo folicular dos fios perdidos.

Para a realização deste exame, o paciente coleta as hastes pilosas que se desprenderam espontaneamente do couro cabeludo no dia a dia, como após pentear ou lavar os cabelos. O material coletado deve ser levado para um profissional médico capacitado e habilitado, que fará uma avaliação para identificar se a queda de cabelos diária encontra-se normal ou aumentada, além quantificar os fios em fase anágena (de crescimento), catágena (de repouso) ou telógena (de queda).

Este exame é indicado para pacientes de qualquer idade ou gênero que possuem suspeitas de queda de cabelo. É fundamental ressaltar que a coleta dos fios deve ser realizada após consulta com dermatologista especializado em cabelos, e não antes. Isso porque o seu dermatologista saberá se este é um procedimento indicado para o seu caso e irá orientá-lo sobre como deve ser feita a coleta dos fios de forma a não prejudicar os resultados.

É um procedimento indolor e não invasivo, já que necessita apenas da coleta dos fios que já se desprenderam espontaneamente do couro cabeludo. O diagnóstico precoce auxilia na obtenção de resultados mais expressivos, como estabilizar a perda, retardar sua progressão e até recuperar o cabelo perdido, em alguns casos. A perda capilar, em fase inicial, é pouco valorizada, já que é confundida com um problema apenas transitório. É fundamental não tirar conclusões precipitadas antes do diagnóstico correto.

Não há necessidade de cuidados antes ou depois à sua realização, mas é preciso seguir as orientações médicas para coleta correta do material.
×