fbpx
Muitas mulheres sentem-se incomodadas com o queixo duplo, um acúmulo de tecido gorduroso debaixo do queixo. No artigo de hoje, eu vou explicar como eliminar a papada.
Descubra como eliminar a papada
fevereiro 7, 2018
Manter uma rotina de cuidados com a pele deve ser um hábito desde a infância até a melhor idade. Por isso, no meu artigo de hoje, vou dividir com vocês algumas dicas dermatológicas para todas as idades. Afinal, a saúde da família é essencial.
Saúde da família: cuidados dermatológicos para todos
fevereiro 21, 2018
Exibir tudo

Caspa: saiba tudo sobre esta dermatite

Todo mundo já ouviu falar da caspa – e muita gente morre de medo dela. No artigo de hoje, eu conto tudo sobre esta doença de pele. Saiba o que é, quais são as suas causas e opções de tratamento e prevenção.

Todo mundo já ouviu falar da caspa – e muita gente morre de medo dela. No artigo de hoje, eu conto tudo sobre esta doença de pele. Saiba o que é, quais são as suas causas e opções de tratamento e prevenção.

Todo mundo já ouviu falar da caspa – e muita gente morre de medo dela. Trata-se de uma patologia crônica que ocorre por uma alteração na produção de sebo nas glândulas sebáceas. O resultado é uma descamação excessiva do couro cabeludo, que leva ao surgimento de pequenas escamas brancas nos fios. Coceira e vermelhidão também são efeitos comuns. Esta doença costuma aparecer, principalmente, nos cabelos, mas pode surgir também em outras áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, como no rosto, nas sobrancelhas e até nos cílios.

De maneira geral, a colonização de fungos na pele, uma inflamação desregulada e alterações na qualidade e na quantidade do sebo são alguns dos fatores responsáveis pelo surgimento desta dermatite. Uma predisposição também pode ser uma das causas, incluindo fatores genéticos e tendência à pele oleosa. É fundamental esclarecer que esta doença não está ligada à falta de higiene. Essa associação é um mito!

Para evitar desenvolver a caspa, é aconselhável que você siga algumas dicas. Abaixo, eu listo dez cuidados que ajudam a prevenir esta doença. Confira:
1) Dê preferência a banhos rápidos e evite água quente;
2) Evite usar spray, gel, leave-in e pomada no couro cabeludo;
3) Lave o rosto duas vezes por dia;
4) Evite fumar e consumir alimentos gordurosos e bebidas alcóolicas com frequência;
5) Lave o cabelo, pelo menos, três vezes por semana;
6) Alterne o seu shampoo com um específico para o controle de oleosidade;
7) Evite aplicar condicionador e máscara de hidratação no couro cabeludo;
8) Procure não usar com tanta frequência chapéus, bonés, capacetes ou gorros;
9) Use apenas produtos indicados para o seu tipo de pele e de cabelo;
10) O estresse pode gerar caspa. Procure descobrir o que lhe causa irritação e ansiedade. Levar uma vida mais leve é essencial!

Já quanto a formas de tratamento é importante ressaltar que é necessario ter uma rotina regular de cuidados, que incluem os listados acima, já que a dermatite seborreica (caspa) não tem cura, mas tem controle. Em casos mais graves, o seu dermatologista pode achar necessário introduzir medicação tópica e até oral. Se a caspa estiver ligada a estresse, um tratamento terapêutico também ajuda no controle.

Espero que tenham gostado deste artigo. Em caso de dúvidas, estou à disposição. E se você está com suspeita de caspa, procure imediatamente um dermatologista. Quanto antes iniciar o tratamento, mais rápido conseguirá se livrar dos indesejáveis efeitos da caspa. Beijos e até a próxima!

×